O avanço da tecnologia trouxe mudanças significativas para a sociedade nas formas de comunicação e compartilhamento das informações. As redes sociais fazem parte da vida das pessoas e não apenas para entretenimento , mas para trabalho, para estudos etc.
Ao refletir no texto apresentado pelo professor Luiz Fernando a respeito da ideia de HIPERtexto, percebi que nunca havia analisado o significado do prefixo HIPER na palavra hipertexto. Assim como sempre associei (erroneamente) as rede sociais apenas a entretenimento, para mim hipertexto estava relacionado exclusivamente à tecnologia.
O primeiro fato interessante é que o "HIPER" de hipertexto não é um termo promocional com a pretensão de parecer ser algo melhor ou superior, mas sim algo multidimensional. O segundo fato é que por muito tempo o hipertexto foi estudado apenas na informática e não na linguística.
O professor apresentou a visão de alguns autores a respeito do assunto e eu tentei resumir da seguinte forma:
BRAGA e RICARTE (2005): O tipo de hipertexto dependerá do papel que lhe é atribuído ,pois, mesmo sendo vinculado na internet, muitos se aproximam do texto impresso por não explorarem os recurso multimodais e diversas possibilidades do hipertexto.
PERFETTI (1996): O hipertexto é analisado sob a perspectiva linguística, ele é visto como um espaço promissor de colaboração e democracia. Segundo o autor, para estabelecer uma relação entre texto e hipertexto é preciso analisar a relação processo x uso. O hipertexto relaciona o intrigante com o irrelevante. Intrigante porque ,ao contrário do texto que segue uma estrutura linear, o hipertexto dá ao leitor a oportunidade de explorar outras formas de leitura e irrelevante porque as pesquisas relacionadas ao tema são mais técnicas do que empíricas.
SILVA(2003),RADA(1991) e SANTAELLA(2007): A estrutura do hipertexto é apresentada como MULTIDIMENSIONAL e a estrutura do texto(impresso) é UNIDIMENSIONAL.
Para PERFETI (1996) e MIALL (1998), a maioria dos estudos relacionados a hipertexto está focados em sua usabilidade e não em sua compreensão.
ROUET e LEVONEN (1996): A diferença entre texto e hipertexto está na usabilidade , pois no hipertexto o leitor tem a vantagem acessar informações adicionais por meio dos links.
KOCH (2005): A diferença entre texto e hipertexto está na rapidez do acesso as informações. No hipertexto pode-se localizar e relacionar vários tipos de informações por meio dos hiperlinks.
O professor também propôs um questionamento para debate em sala:
É possível fazer um quadro entre as semelhanças e diferenças entre texto e hipertexto?
Esse foi o quadro que eu elaborei com as conclusões que extrai a respeito das diferenças entre hipertexto e texto. É importante ter uma noção dessas diferenças, pois, para trabalhar hipertexto no ambiente escolar o professor irá perceber que o aluno estará no centro do processo de aprendizagem. Ao ser apresentado a um hipertexto na aula, o aluno irá analisar e selecionar as informações que ELE considera conveniente na pesquisa em vez de apenas "copiar e colar". É óbvio que o professor corre o risco do aluno perder o foco da pesquisa e voltar sua atenção para outros assuntos em outros links. Trabalhar com hipertexto exige um bom planejamento com objetivo bem definidos para que o aluno desenvolva o prazer de aprender por meio da pesquisa.
Ao refletir no texto apresentado pelo professor Luiz Fernando a respeito da ideia de HIPERtexto, percebi que nunca havia analisado o significado do prefixo HIPER na palavra hipertexto. Assim como sempre associei (erroneamente) as rede sociais apenas a entretenimento, para mim hipertexto estava relacionado exclusivamente à tecnologia.
O primeiro fato interessante é que o "HIPER" de hipertexto não é um termo promocional com a pretensão de parecer ser algo melhor ou superior, mas sim algo multidimensional. O segundo fato é que por muito tempo o hipertexto foi estudado apenas na informática e não na linguística.
O professor apresentou a visão de alguns autores a respeito do assunto e eu tentei resumir da seguinte forma:
BRAGA e RICARTE (2005): O tipo de hipertexto dependerá do papel que lhe é atribuído ,pois, mesmo sendo vinculado na internet, muitos se aproximam do texto impresso por não explorarem os recurso multimodais e diversas possibilidades do hipertexto.
PERFETTI (1996): O hipertexto é analisado sob a perspectiva linguística, ele é visto como um espaço promissor de colaboração e democracia. Segundo o autor, para estabelecer uma relação entre texto e hipertexto é preciso analisar a relação processo x uso. O hipertexto relaciona o intrigante com o irrelevante. Intrigante porque ,ao contrário do texto que segue uma estrutura linear, o hipertexto dá ao leitor a oportunidade de explorar outras formas de leitura e irrelevante porque as pesquisas relacionadas ao tema são mais técnicas do que empíricas.
SILVA(2003),RADA(1991) e SANTAELLA(2007): A estrutura do hipertexto é apresentada como MULTIDIMENSIONAL e a estrutura do texto(impresso) é UNIDIMENSIONAL.
Para PERFETI (1996) e MIALL (1998), a maioria dos estudos relacionados a hipertexto está focados em sua usabilidade e não em sua compreensão.
ROUET e LEVONEN (1996): A diferença entre texto e hipertexto está na usabilidade , pois no hipertexto o leitor tem a vantagem acessar informações adicionais por meio dos links.
KOCH (2005): A diferença entre texto e hipertexto está na rapidez do acesso as informações. No hipertexto pode-se localizar e relacionar vários tipos de informações por meio dos hiperlinks.
O professor também propôs um questionamento para debate em sala:
É possível fazer um quadro entre as semelhanças e diferenças entre texto e hipertexto?
TEXTO
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HIPERTEXTO
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Unidimensional
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Multidimensional
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Todas as informações são acessadas dentro do próprio texto (restrito)
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Possibilidade de acessar novas informações fora do texto por meio de
links
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Estrutura linear
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Estrutura não linear e organizada de acordo com a trajetória definida
pelo leitor
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Existe no ambiente físico (impresso) e virtual
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Existe apenas no ambiente virtual (links)
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Foco no próprio texto (tema proposto)
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Possibilidade de desvio do tema principal devido à variedade de links
que estão dentro do próprio link
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Hierárquico
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Não hierárquico
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Esse foi o quadro que eu elaborei com as conclusões que extrai a respeito das diferenças entre hipertexto e texto. É importante ter uma noção dessas diferenças, pois, para trabalhar hipertexto no ambiente escolar o professor irá perceber que o aluno estará no centro do processo de aprendizagem. Ao ser apresentado a um hipertexto na aula, o aluno irá analisar e selecionar as informações que ELE considera conveniente na pesquisa em vez de apenas "copiar e colar". É óbvio que o professor corre o risco do aluno perder o foco da pesquisa e voltar sua atenção para outros assuntos em outros links. Trabalhar com hipertexto exige um bom planejamento com objetivo bem definidos para que o aluno desenvolva o prazer de aprender por meio da pesquisa.
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