terça-feira, 5 de maio de 2015

O "HIPER" DO HIPERTEXTO

Aula 2 - 8 de abril de 2015 - Leitura: TEXTO E HIPERTEXTO: O "HIPER" DO HIPERTEXTO E OUTRAS QUESTÕES
O avanço da tecnologia trouxe mudanças significativas para a sociedade nas formas de comunicação e compartilhamento das informações. As redes sociais fazem parte da vida das pessoas e não apenas para entretenimento , mas para trabalho, para estudos etc.
Ao refletir no texto apresentado pelo professor Luiz Fernando a respeito da ideia de HIPERtexto, percebi que nunca havia analisado o significado do prefixo HIPER  na palavra hipertexto. Assim como sempre associei (erroneamente) as rede sociais apenas a entretenimento, para mim hipertexto estava relacionado exclusivamente à tecnologia.
O primeiro fato interessante é que o "HIPER" de hipertexto não é um termo  promocional com a pretensão de parecer ser algo melhor ou superior, mas sim algo multidimensional. O segundo fato é que por muito tempo o hipertexto foi estudado apenas na informática e não na linguística.
O professor apresentou a visão de alguns autores a respeito do assunto e eu tentei resumir da seguinte forma:
BRAGA e RICARTE (2005): O tipo de hipertexto dependerá do papel que lhe é atribuído ,pois, mesmo sendo vinculado na internet, muitos se aproximam do texto impresso por não explorarem os recurso multimodais e diversas possibilidades do hipertexto.
PERFETTI (1996): O hipertexto é analisado sob a perspectiva linguística, ele é visto  como um espaço promissor de colaboração e democracia.   Segundo o autor, para estabelecer uma relação entre texto e hipertexto é preciso analisar a relação processo x uso. O hipertexto relaciona o intrigante com o irrelevante. Intrigante porque ,ao contrário do texto que segue uma estrutura linear, o hipertexto dá ao leitor a oportunidade de explorar outras formas de leitura e irrelevante porque as pesquisas relacionadas ao tema são mais técnicas do que empíricas.
SILVA(2003),RADA(1991) e SANTAELLA(2007): A estrutura do hipertexto  é apresentada como MULTIDIMENSIONAL e a estrutura do  texto(impresso) é  UNIDIMENSIONAL.
Para PERFETI (1996) e MIALL (1998), a maioria dos estudos relacionados a hipertexto está focados em sua usabilidade e não em sua compreensão.
ROUET e LEVONEN (1996): A diferença entre texto e hipertexto está na usabilidade , pois no hipertexto o leitor tem a vantagem acessar informações adicionais por meio dos links.
KOCH (2005): A diferença entre texto e hipertexto está  na rapidez do acesso as informações. No hipertexto pode-se localizar e relacionar vários tipos de informações por meio dos hiperlinks.

O professor também propôs um questionamento para debate em sala:
É possível fazer um quadro entre as semelhanças e diferenças entre texto e hipertexto?
TEXTO
HIPERTEXTO
Unidimensional
Multidimensional
Todas as informações são acessadas dentro do próprio texto (restrito)
Possibilidade de acessar novas informações fora do texto por meio de links
Estrutura linear
Estrutura não linear e organizada de acordo com a trajetória definida pelo leitor
Existe no ambiente físico (impresso) e virtual
Existe apenas no ambiente virtual (links)
Foco no próprio texto (tema proposto)
Possibilidade de desvio do tema principal devido à variedade de links que estão dentro do próprio link
Hierárquico
Não hierárquico

Esse foi o quadro que eu elaborei com as conclusões que extrai a respeito das diferenças entre hipertexto e texto. É importante ter uma noção dessas diferenças, pois, para trabalhar hipertexto no ambiente escolar o professor irá perceber que o aluno estará no centro do processo de aprendizagem. Ao ser apresentado a um hipertexto na aula, o aluno irá analisar e selecionar as informações que ELE considera conveniente na pesquisa em vez de apenas "copiar e colar". É óbvio que o professor corre o risco do aluno perder o foco da pesquisa e voltar sua atenção para outros assuntos em outros links. Trabalhar com hipertexto exige um bom planejamento com objetivo bem definidos  para que o aluno desenvolva o prazer de aprender por meio da pesquisa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário