Aula 6 -20 de Maio de 2015
Na postagem anterior apresentei uma breve reflexão acerca dos tipos de links e a primeira atividade que o professor passou a respeito do assunto. A segunda atividade foi produzir um hipertexto jornalístico ou educacional.
Escolhi fazer um hipertexto educacional, pois sou professora e ao longo das aulas busquei entender como poderia utilizar o hipertexto com meus alunos. Para esta atividade, decidi transformar o projeto da Feira Cultural da escola em um hipertexto com o objetivo de nortear a pesquisa a respeito do assunto.
O tema da Feira cultura deste ano da escola onde trabalho é Ano internacional da Luz . Ao iniciar minha pesquisa sobre o tema percebi alguns fatos interessantes nos quais o uso de links poderia auxiliar os alunos:
- No You tube ao digitar "Luz", "significado da luz" a maioria dos vídeos estão relacionados a assuntos religiosos e não científicos. Adicionando os links corretos percebi que poderia auxiliar os alunos a não se desviarem do tema proposto.
- No Google ao digitar "Luz", "Ano internacional da Luz" aprece uma série de sites (a maioria científicos) voltados para a Física. Os alunos que irão desenvolver esse tema são do 7º ano do ensino fundamental e muitos artigos apresentados abordam assuntos que eles ainda não estudaram no ensino fundamental. Por meio dos links, eu pude selecionar as matérias mais adequadas para a série e os objetivos da minha disciplina que é Língua Portuguesa.
MODELO DE HIPERTEXTO ESCOLAR
PROJETO DA FEIRA CULTURAL: ANO
INTERNACIONAL DA LUZ
DISCIPLINAS: Português e Redação
TEMA: Os múltiplos significados da luz nos gêneros textuais
OBJETIVO: Refletir sobre a
importância da luz e como ela é um tema recorrente no diversos gêneros textuais
como:informativo,dicionário, poesias, poemas, músicas, campanhas publicitárias etc.
METODOLOGIA:
ü Revisão
dos gêneros textuais com os alunos
ü Pesquisa
ü Produções
textuais
ü Análise
de materiais
RECURSOS
ü Sala
de multimídias
ü Revistas
ü Artigos
TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS:
ü EQUIPE 1: A origem e os benefícios da
LUZ
ü EQUIPE 2: Significados da palavra luz
ü EQUIPE 3: A luz representação da luz no
poema e/ou no poema
ü EQUIPE 4: A representação da luz na
música
ü EQUIPE 5: A representação da luz nas campanhas
publicitárias
EQUIPE 1
|
Artigo: A Origem da luz
|
||
EQUIPE 2
|
|||
EQUIPE 3
|
|||
EQUIPE 4
|
Letra e Música (02:47): Pela luz dos olhos teus
|
||
EQUIPE 5
|
Propagandas (imagens):
|
AVALIAÇÃO
EQUIPE 1
|
O que é o ano internacional da luz?
Por que a UNESCO escolheu o ano de 2015 como ano Internacional da Luz?
DE onde surgiu a Luz
Quais são
os benefícios da Luz?
Produzir um texto informativo
|
EQUIPE 2
|
Quais são os significados da palavra “Luz”
Produzir um mural com a proposta: Luz é ...
|
EQUIPE 3
|
Analisar os diferentes significados da palavra Luz nos gêneros textuais:
poema e poesia
Produzir um poema e/o poesia com o tema “Luz”
|
EQUIPE 4
|
Quais são os significados da luz nas músicas (seculares e cristãs)
Apresentar e analisar trechos de músicas
|
EQUIPE 5
|
Produzir campanhas publicitárias com o tema Luz.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário