quinta-feira, 4 de junho de 2015

Hipertexto Educacional


Aula 6  -20 de Maio de 2015

Na postagem anterior apresentei uma breve reflexão acerca dos tipos de links e a primeira atividade que o professor passou a respeito do assunto. A segunda atividade foi produzir um hipertexto jornalístico ou educacional.
Escolhi fazer um hipertexto educacional, pois sou professora e ao longo das aulas busquei entender como poderia utilizar o hipertexto com meus alunos. Para esta atividade, decidi transformar o projeto da Feira Cultural da escola em um hipertexto com o objetivo de nortear a pesquisa a respeito do assunto.
O tema da Feira cultura deste ano da escola onde trabalho é Ano internacional da Luz . Ao iniciar minha pesquisa sobre o tema percebi alguns fatos interessantes nos quais o uso de links poderia auxiliar os alunos:
  • No You tube ao digitar  "Luz", "significado da luz" a maioria dos vídeos estão relacionados a assuntos religiosos e não científicos. Adicionando os links corretos percebi que poderia auxiliar os alunos a não se desviarem do tema proposto.
  • No Google ao digitar "Luz", "Ano internacional da Luz" aprece uma série de sites (a maioria científicos) voltados para a Física. Os alunos que irão desenvolver esse tema são do 7º ano do ensino fundamental e muitos artigos apresentados abordam assuntos que eles ainda não estudaram no ensino fundamental. Por meio dos links, eu pude selecionar as matérias mais adequadas para a série e os objetivos da minha disciplina que é Língua Portuguesa.
MODELO DE HIPERTEXTO ESCOLAR


PROJETO DA FEIRA CULTURAL: ANO INTERNACIONAL DA LUZ
DISCIPLINAS: Português e Redação
 TEMA: Os múltiplos significados da luz nos gêneros textuais
OBJETIVO: Refletir sobre a importância da luz e como ela é um tema recorrente no diversos gêneros textuais como:informativo,dicionário, poesias, poemas, músicas, campanhas publicitárias etc.
METODOLOGIA:
ü  Revisão dos gêneros textuais com os alunos
ü  Pesquisa
ü  Produções textuais
ü  Análise de materiais
RECURSOS
ü  Sala de multimídias
ü  Revistas
ü  Artigos
TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS:
ü  EQUIPE 1: A origem e os benefícios da LUZ 
ü  EQUIPE 2: Significados da palavra luz 
ü  EQUIPE 3: A luz representação da luz no poema e/ou no poema 
ü  EQUIPE 4: A representação da luz na música 
ü  EQUIPE 5:  A representação da luz nas campanhas publicitárias 

EQUIPE 1
Vídeo (04:16) 2015-  Ano Internacional da Luz
Vídeo (02:15)  A luz e a humanidade
EQUIPE 2
EQUIPE 3
EQUIPE 4
Letra e Música (02:47): Pela luz dos olhos teus
Vídeo (03:58) : Fogo e Paixão - Wando
Letra e música (05:20): Luz do mundo
EQUIPE 5

Propagandas (imagens):


AVALIAÇÃO


EQUIPE 1
O que é o ano internacional da luz?
Por que a UNESCO escolheu o ano de 2015 como ano Internacional da Luz?
DE onde surgiu a Luz
Quais são os benefícios da Luz?
Produzir um texto informativo
EQUIPE 2
Quais são os significados da palavra “Luz”
Produzir um mural com a proposta: Luz é ...
EQUIPE 3
Analisar os diferentes significados da palavra Luz nos gêneros textuais: poema e poesia
Produzir um poema e/o poesia com o tema “Luz”
EQUIPE 4
Quais são os significados da luz nas músicas (seculares e cristãs)
Apresentar e analisar trechos de músicas
EQUIPE 5

Analisar o uso da palavra luz nas Campanhas publicitárias (significado e objetivo)
Produzir campanhas publicitárias com o tema Luz.


Nenhum comentário:

Postar um comentário