terça-feira, 28 de abril de 2015

Breve histórico do hipertexto

DIÁRIO DE CLASSE - Aula do dia 1º de abril de 2015 – PPGLL – Seminários temáticos em estudos textuais: hipertexto e gêneros digitais. Período: 1º semestre/ 2015. Ministrada pelo Profº.Drº. Luiz Fernando Gomes

OBJETIVO DA AULA: Apresentar uma breve reflexão sobre o surgimento do hipertexto, suas características e seus precursores.

A ideia de hipertexto surgiu da necessidade de organizar documentos, papilos, rolos e códex etc (GOMES,2011) . Devido ao avanço do conhecimento e a crescente publicação de livros foi criado o método de indexação numérica ou alfabética desenvolvido a partir do século XII para facilitar o acesso as informações, mas ao final do século XVIII o método tornou-se ineficaz devido a variedade de assunto e livros.
Em 1945, o físico e matemático Vannevar Bush publicou um ensaio chamado "As we may think" onde ele descreveu o futuro do pensamento humano apoiado em máquinas.Dentre outras possibilidades, ele colocou no artigo a ideia de usar uma câmera acoplada a testa (imagem 1) onde a pessoa teria a possibilidade de gravar o que estivesse vendo e depois recuperar as informações registradas. Ao pesquisar a respeito do assunto, achei que o dispositivo lembra muito o "google glass" (imagem 2)  desenvolvido pela empresa Google.


Imagem 1

Imagem 2










































Segundo Gomes (2011,p 17) Vannevar Bush chegou a conclusão de que a dificuldade em acessar tantas informações de forma ágil devia-se ao fato de que "nossa mente não trabalha de forma linear,mas sim fazendo associações". A partir dessa ideia ele desenvolveu o MEMEX (Memory Extension), um dispositivo onde o usuário tem autonomia para fazer pesquisas, comentar, alterar conteúdos utilizando microfilmes.


Em 1960, Theodore Nelson criou um projeto chamado  XANADU com o objetivo de realizar interligações entre diferentes documentos através de links. Apesar de ser uma proposta inovadora, não havia tecnologia suficiente para atender a todas as funcionalidades propostas.As nomenclaturas HIPERTEXTO e HIPERLINKS foram estabelecidas por Ted Nelson em 1965 para definir as conexões entre as informações que seriam compartilhadas de forma colaborativa, inclusiva e não restritiva.
O hipertexto só foi popularizado a partir de 1987 por meio da Apple e com o advento da internet nos anos 90, surgiu a proposta da "Word Wide Web" em 1989 por Tim Berners-Lee, uma rede virtual onde seria possível se conectar com várias páginas ou sites de forma rápida. O objetivo era disponibilizar as informações utilizando o conceito de hipertexto.

Este resumo foi realizado com base na leitura dos textos de GOMES (2011;pp. 15 - 23) e wikipédia. Infelizmente não estive presente na primeira aula, por isso, não há descrições das discussões realizadas em sala. O que eu considerei mais interessante em refletir a cerca destes textos, foi o fato de que apesar de ser algo que há muito tempo já faz parte de minha vida, o termo "hipertexto" ou a ideia de hipertexto está sendo uma novidade pra mim. Acredito que para a maioria das pessoas, principalmente as que não fazem parte do meio acadêmico, a origem do hipertexto é algo desconhecido. Estamos conectados ao conhecimento o  tempo todo, mas dificilmente refletimos a respeito do porquê disso ser possível. A minha expectativa em relação à disciplina é entender melhor o hipertexto e suas possibilidades para tentar inseri-lo no contexto escolar.

Referências

GOMES,Luiz Fernando. Hipertexto no Cotidiano Escolar, Série Trabalhando com. São Paulo, Cortex Editora,2011.pp.15-25.

HIPERTEXTO.In: Wikipédia: a enciclopédia livre. Disponível em:http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto. Acesso em: 27 abr 2015.




Marília Agle O. Barbosa